Formas e estágios de industrialização e comercialização do couro




Verdes ou salgado
Verde ou em sangue, são chamados os couros, logo após a esfola, retirada dos animais. É muito usual a salga a seguir para conservar e preservar para o transporte.
Couro Wet-Blue
É quando os couros são curtidos ao cromo e tornados imputrescíveis. O primeiro estágio de industrialização. Apresentam-se na cor azul claro e úmidos, por isso o termo Wet-Blue ou azul molhado.
Couros semi-acabado
É o estágio seguinte, quando os couros são recurtidos, tingidos e engraxados, depois secados. Também nesta fase os couros são divididos em duas ou três fatias (flor, raspa, e sub-raspa). De um couro, se faz até três couros. Antes, um animal resultava em 4 m2 de couros e hoje atinge 08 m2 de couro + raspa. Nessa fase o couro ganha a espessura final, a cor base e a maciez final.
Couro acabado
É o estágio onde os couros recebem lixamentos de superfície, estucagem, estampagem, impregnações, pinturas e aplicações diversas de ceras, óleos, resinas, lacas, efeitos pra ter as características de cor, beleza, naturalide, maciez, brilho e efeitos requeridos por modistas e desenhistas.
Manufaturados
São revestimentos de sofás e automóveis que já podem sair prontas dos curtumes. Além disso, bolsas, roupas, calçados e artefatos em geral.
<< Home